a pergunta

há uma pergunta persistentemente a ecoar-me na cabeça, e para a qual não encontro resposta (ironia): se um corte de 10% nas pensões dos aposentados, apenas acima de um determinado valor (razoavelmente confortável), é inconstitucional, a fome e a pobreza são constitucionais?!

eu não estou muito por dentro das especificidades da medida do orçamento de estado chumbada ontem pelo tribunal constitucional, e a minha visão das coisas pode andar um pouco deturpada, mas, ainda assim, acho que continua objetiva.

então se terá que haver uma medida substituta para compensar a medida chumbada (eu sei que há muita gente que não acredita nessa necessidade porque acha que o dinheiro cai do céu), e que, inevitavelmente, será uma subida de impostos, que será, muito provavelmente, o imposto sobre o consumo (iva), sobrecarregando quem tem muito e pouco por igual, mas naturalmente mais penalizador para quem tem menos, por ter consequências diretas no preço de todos os bens, os de primeira necessidade incluídos, há um consequente aumento da probabilidade de haver fome e o risco de pobreza agravado!

percebo a questão da equidade, mas uma equidade em termos absolutos, e não em termos relativos, não será uma equidade cega?!

é a isto que os politiqueiros chamam de estado social?! ou estão apenas preocupados com aquilo que eles perdem (juízes do tc incluídos)?!

comentários existenciais

