racionalização das emoções

há coisas de que gosto, ou pelo menos que me proporcionam relativas boas sensações, mas das quais não acredito em absoluto, nem sequer as tenho como imprescindíveis a uma vida de qualidade, que, ainda assim me desiludem.

quando isso acontece, passo demasiado tempo (uma hora ou duas) a repetir mentalmente à minha consciência que não devo ficar minimamente aborrecido por uma coisa que, afinal, não é importante ao meu bem estar.

esta atitude pode limitar, em muito, a possibilidade de vivência das boas emoções, eu sei. mas não faz parte do processo de autoeducação, contrariar sentimentos que não representem qualquer incremento de um bem estar efetivo e sustentado? eu acho que sim. por alguma razão, nós humanos, nos distinguimos dos restantes animais, pela racionalidade nas emoções.

comentários existenciais

