o circo chegou à cidade

pronto, está montado o circo!

é sempre isto! basta o mínimo sucesso desportivo do benfica, conseguido de forma honesta ou não, porque essa coisa da honestidade é um conceito muito vago quando o prejuízo é favorável, além de que o mundo do futebol é nativo dos campos lodacentos e movediços, e é uma excitação parola pegada.

é em todo o lado assim! lugares mais públicos ou mais privados, numa dimensão mais real ou numa dimensão mais virtual, há sempre um espécime em pulgas para lançar o mote da conversa – o benfica, sem qualquer motivo, só porque sim (e porque não deve haver horizontes para outra coisa que não uns jogos de futebol), assumindo que toda a gente partilha do mesmo (mau) gosto. e não se ficam por aí, fazem questão de achincalhar os adversários, sem qualquer razão aparente, só explicado por um complexo de superioridade sucedido de arrogância pateta.

não me irrita que o benfica seja primeiro. irrita-me ser levado na enxurrada da vulgaridade. se eu quisesse ser benfiquista era! mas não quis, nem quero! portanto não me incluam nessa legião de fiéis (dizem que ser benfiquista é uma religião, eu continuo a achar que é uma doença).

depois, além de haver milhares de coisas mais importantes e interessantes que o futebol, e milhões delas mais importantes e interessantes que o benfica, eu não partilho do gosto pela bazófia balofa. enjoa-me. é que nem sequer há mérito algum dos adeptos no sucesso desportivo dos clubes! nem qualquer ganho material, só despesa (que em muitos casos até substitui a despesa com as contas de bens necessários a uma vida minimamente digna).

eu sei que são muitos (dizem que são em maior quantidade, eu continuo a achar que a verdadeira diferença está no género, não na quantidade) e, por isso, desculpem-me os benfiquistas que não agem desta forma, mas por favor, eduquem os vossos consócios a comportarem-se! alguma moderação (em tudo na vida), não faz mal nenhum.

comentários existenciais

