responsabilidades alheias

sempre que vem a público alguma situação de bullying com consequências dramáticas, não falta por aí gente a gritar a plenos pulmões a responsabilizar o “sistema de ensino” pelo sucedido!

talvez a única responsabilidade do sistema de ensino foi não ter sido capaz de dar competências a essa gente para perceber o conceito da figura (também jurídica, por isso acresce de responsabilidade civil) de “encarregado de educação”. não é ao sistema de ensino a quem cabe substituir-se, de forma permanente e total, ao encarregado de educação nas suas responsabilidades de educar os valores humanos e de conduta social aos seus descendentes! não é, nunca foi e nunca será!

se há jovens com comportamentos agressivos e animalescos, a culpa é dos seus encarregados de educação que lhes incutiram esses valores, seja pelo mau exemplo em casa, ou por não contrariarem aquilo que é a inexistência de limites natural do processo de crescimento!

pode, sim, o problema ser da esfera dos serviços sociais se os encarregados de educação não forem suficientemente capazes! ou da esfera judicial se tiverem, eles próprios, comportamentos tidos como desviantes!

podem atribuir-se culpas à gestão do espaço físico onde acontecem os maus tratos, regra geral nas instalações das escolas. em primeiro lugar por não haver uma politica ativa de vigilância, tentar evitar, dissuadir e impedir tais atos. em segundo lugar, por não relatar e chamar a atenção a quem de direito pelo sucedido. mas parece-me um tanto ridículo, disparatado e hipócrita, atribuir culpas a algo tão vago como o “sistema de ensino”!

imagino que, se começar a ser tido como objeto de análise a falta de amor e carinho de que muitos jovens são vítimas, haverá algum iluminado a acusar o “sistema de ensino” pelo facto!

Advertisements

comentários existenciais

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s