moralidades (ocas?)

sinto-me bem com esta minha posição de imunidade/neutralidade relativamente às compras compulsivas nesta altura do ano. satisfaz-me particularmente andar a fazer as minhas compras normais, para satisfação das necessidades normais, que por sinal são equivalentes ao resto do ano, e ver multidões de pessoas atarefadas a comprar tudo o que mexe e o que não mexe, só porque uma qualquer convenção social instituída dita este tipo de comportamento.

dá-me prazer constatar, ou pelo menos pensar que assim é, que sou imune a este tipo de comportamento acéfalo. quero acreditar que estou focado e importado com aquilo que é essencial na vida. e o consumismo pelo consumismo, só porque a sociedade na sua generalidade o faz, não é, de todo, a essência da vida. e eu nem sequer acredito no pai natal! e acho que nunca acreditei.

(moralidade que, ainda assim, não foi suficiente para ajudar, mesmo há instantes atrás, um senhor na rua que pedia por uma chamada para o inem. depois de uma pequena conversa para fazer diagnóstico da situação desconfiei da veracidade da necessidade do pedido…)

comentários existenciais

