coisas que me aborrecem, mesmo no fim de semana

ter espírito crítico é diferente de estar permanentemente a criticar. ter espírito crítico significa raciocinar, ponderar entre os prós e os contras, avaliar as opções disponíveis, as más e as menos más, que são por consequência as melhores. não as melhores em absoluto, mas as melhores relativamente às circunstâncias.

mas a falta de noção da insignificância num determinado contexto é, muitas vezes, a causa de euforias de grandeza. é o chamado catarro da formiga. e criticar quem faz alguma coisa é prática comum, porque é fácil e tentador.

enfim, há sempre muito quem critique e pouco quem faça. a mim calha-me quase sempre estar do lado da minoria. depois ainda tenho que ouvir os adeptos da maioria e manter-me calado para não mandar ninguém para um sitio que dizem ser desagradável. mas um dia destes vou reagir. não vou ser mal criado, mas vou confrontar.


comentários existenciais

