humanidade desumanizada

a mil de um lado para o outro e, por isso um pouco alheado dos últimos acontecimentos, pelo menos na profundidade que se deseja, mas, pese embora a superficialidade do conhecimento, há, no entanto, coisas que me vão chocando e entristecendo. mais ainda quando se está exausto como eu estou.

atualmente estamos a assistir ao flagelo social e humano dos refugiados vítimas do isis, e há uma quantidade enorme de animais (com condições de ser racionais, mas que não o são) do lado ocidental que agem de forma fria como se, aquelas pessoas de carne e osso e com sentimentos, fossem apenas calhaus. não consigo perceber a inexistência de dimensão humana desta gente. não consigo aceitar tanto egoísmo. não posso conceber comportamentos tão cruéis.

por outro lado, continuo a bradar aos céus quando vejo a maioria da crítica da ação politica, à imagem daquilo que é a história recente do país, sobrevalorizar candidatos a primeiro-ministro (seja ele qual for) por adotarem uma postura de agressividade, na linguagem verbal e não-verbal, em detrimento do conteúdo do discurso e de ideias para uma governação. é a subversão completa do dever de esclarecer e da causa pública. é presumir que do lado da plateia são todos uns bonecos humanóides com capacidade de perceção da realidade pouco acima de zero! choca-me esta visão da política!

já num contexto mais pessoal, não me posso permitir rir, ou sorrir sequer, com piadas que grassam com a condição de limitação física e mental de terceiros. só aqueles que não têm a noção exata da volatilidade da sorte e azar que a vida nos concede, a todos nós, é que se permitem a tal coisa. é de uma insensibilidade extrema, confrangedora até. pior se vier de quem tem a obrigação de serviço social público.

onde estão, afinal, os valores e os princípios do bem, essenciais a uma sociedade minimamente justa?!


comentários existenciais

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s