mau caráter

eu sou boa pessoa, não faço mal a ninguém. assim, uma jóia de moço. um santo. aliás, para anjo só me falta a auréola, mas não sei onde me esqueci dela! é verdade que não sou um benfeitor proactivo. se tiver a oportunidade de fazer bem, faço. e com prazer. fazer mal deliberadamente é que não faz parte do meu ser. prefiro afastar-me da situação e/ou pessoa a ter que ser maldoso.

depois tenho um grande defeito, vou ouvindo e calando, aceitando e suportando. talvez (eu tenho a certeza disso!) aqueles que me são mais próximos sejam os que gozam de menor tolerância.

mas, na minha conceção de assertividade, há limites que não se devem deixar ultrapassar. e, nesse sentido, há momentos em que aquilo que se impõe é uma chamada de atenção mais veemente. hoje foi um desses dias, houve pontos nos i’s! e até à frente de quem não era suposto ouvir. mas assim até tem o extra de servir como exemplo para uns, e vincar uma posição em relação a outros. desde que o sucedido não seja deturpado nem descontextualizado.

em princípio, e por princípio, até estava a dar o benefício da dúvida, convencido que eram só mal entendidos e falta de conhecimento a causa do despudor. mas hoje tive a perceção clara de que, afinal, a mentira era o meio para conseguir obter o que se pretendia e… explodi (de forma controlada e com classe, acho eu!). depois do esgotados os argumentos fundamentados na mentira, vir com o argumento, entre dentes, de que “o presidente” já estava chateado com a situação, ainda foi motivo para acicatar mais o meu desagrado, fazendo com que a minha chamada de atenção fosse mais taxativa.

estou consciente da possibilidade de danos colaterais para o meu lado, porque quem mente com aquele despudor, faz tudo para sair por cima, mas há limites para tudo! não querem trabalhar, deixem que outros trabalhem. vão para casa feitos monos e não empatem quem precisa, e quer, trabalhar!


comentários existenciais

