opções de consumo

gosto de esplanadas. mas não é qualquer uma que me “cai no goto”.

começa-se a frequentar uma esplanada por achar o local simpático, relativamente bem frequentado, onde não haja grandes alaridos. e neste aspecto, reconheço, os preços praticados são relevantes para fazer uma pré-seleção do tipo de clientes que frequentam o espaço.

ora, depois de mudar de cidade, impunha-se encontrar um local onde pudesse tomar um café e fazer fotossíntese com a frequência que se impõe. e encontrei um lugar interessante logo nos primeiros dias. daí até ter uma componente de cariz sentimental associada ao local. 1€ por um café é caro, sobretudo por ser um serviço de esplanada minimalista, ou inexistente de todo (self-service), mas…

ontem, a coisa passou dos limites! do nada, e sem qualquer explicação lógica (que eu saiba), o café, que nem sequer é excepcional, passou de 1€ para 1,50€! fiquei atónito. mas, como é meu principio, não exteriorizei qualquer manifesto!

uma coisa eu tenho a certeza, dificilmente voltarei a pôr lá os ossos. até guardei a fatura/recibo para não me esquecer do sucedido, e não correr o risco de voltar a compactuar com práticas desonestas. é o poder que, enquanto consumidores, temos ao nosso alcance – fazer opções de consumo.


comentários existenciais

