se calhar sou só rude

é recorrente confessar-me frustrado por não ter capacidade de raciocínio, memória e astucia como desejaria.

mas depois, deparo-me diariamente com pessoas que, por mais que se lhes explique conceitos básicos uma, duas, três, quatro vezes, eles voltam a questionar (até com o intuito de colocar em causa o próprio conceito) como se aquilo fosse a coisa mais estranha na superfície terrestre. e respetiva órbita! (fiquemos-nos pela órbita terrestre, parece-me demasiado arrojado considerar alguma coisa mais estranho do que o praticamente desconhecido)

e isto deixa-me igualmente frustrado. primeiro, porque, se calhar, não me explico assim tão bem. depois, porque as pessoas dizem que percebem, mas afinal não perceberam nada, o que significa que me mentiram. ou, ainda, porque as pessoas recusam-se a ler meia dúzia de palavras e a interpretar o seu significado ou a estruturar um simples raciocínio lógico. por último, que além de frustrante é ofensivo, é estas pessoas terem ordenados muito superiores ao meu.

mas há outro motivo para tanta questão, igualmente frustrante e ofensivo: quando há algum procedimento que os obriga a trabalhar mais do que normal, que é muito pouco, as avesinhas reagem como o ouriço cacheiro – podia fazer referência a outros bichos com comportamento defensivo idêntico, mas este é o mais lento – eriçam todos os picos para defender a sua zona de conforto. como (de vez em quando) tenho discursos eloquentes, os seres nem percebem a patetice. mesmo correndo o risco de cometer uma contradição, arrisco dizer que estas pessoas lutam ferozmente para não terem afazeres.


comentários existenciais

